sexta-feira, 30 de novembro de 2012

20 Dias de Especial Natal - Árvore de natal

Olá meninas! Venho-vos falar das árvores de Natal =)
História :  (O texto é longo, mas vale apenas ler, mas no caso de não quiserem ler tudo, eu pôs a negrito as coisas  mais importantes

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático , já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultivavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã , para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos. 


 Costuma-se enfeitar as árvores de Natal com bolas, luzinhas que piscam, anjinhos,  fitas, e no topo leva uma estrelinha.







2 comentários: